sábado, 16 de junho de 2012

Licínio Dias - Ramos Pinto por João Nicolau de Almeida

Seguidores de Baco,

Tive o prazer nessa última segunda-feira de participar da degustação guiada da Ramos Pinto na Casa dos Frios das Graças.



A mesma não poderia ter sido melhor, já que foi guiada pelo enólogo João Nicolau de Almeida, filho de Fernando Nicolau de Almeida criador do mítico Barca Velha , enólogo da velha guarda com formação em Bordeaux, um dos responsáveis pela modernização do DOURO e por seus vinhos tais como conhecemos hoje. De fala mansa e ao mesmo tempo segura, João Nicolau apresentou e falou um pouco de seus vinhos, que diga-se de passagem são excelentes, desde o conhecido Duas Quintas que é o vinho mais simples da casa até o Duas Quintas Reserva Especial.

Vinhos degustados:

Duas Quintas Reserva Branco 2009 - Viosinho, Rabigato e Arinto.


Duas Quintas Tinto 2008 - Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional.


Collection DOC 2007 - Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Barroca.


Duas Quintas Reserva Tinto 2006 - Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Barroca


Duas Quintas Reserva Especial 2008 - Castas Misturadas de Vinhas Velhas.


Adriano Reserva - Tinta Roriz, Tinta Cão e Touriga Franca.


Para mim a grande e boa surpresa da noite foi o Collection Douro 2007 que é um vinho português com certeza, porém com alma, vida e finesse francesa. Muito elegante e sedoso.

E finalmente o Duas Quintas Reserva Especial 2004, um vinho intenso em retrogosto, persistência e taninos polidos que podem ser muito bem apreciados agora ou esperar mais alguns bons anos, pois é um vinho com grande estrutura. Por fim o que mais me chamou a atenção nesse grande vinho foi um final finamente adocicado mas sem ser enjoativo... sensação incrível na boca.

Para Finalizar vejam o vídeo com as palavras de João Nicolau sobre a fermentação dos vinhos tintos em baixa temperatura e o quanto os vinhos do Douro ganharam com isso.



João Marcos Bueno Afonso de Barros Santos.













Nenhum comentário:

Postar um comentário