terça-feira, 26 de junho de 2012

"Rothschiiiiiiiilllld" e não "Rothschailddddde''' !!!!!!!

Seguidores de Baco,


Hoje vou falar um pouquinho para aqueles que como eu acreditam que vinho é uma bebida viva, não só uma garrafa com um punhado de líquido dentro, mas sim uma fonte de alegria, filosofia e história. Lembrem-se sempre dos vinhos comerciais de baixo valor que muitos de nós bebemos no dia a dia... eles também fazem a história... mas olhemos além... olhemos para vinhos feitos com alma,conhecimento e dedicação.
Os Rothschild representam muito bem isso que lhes falo... uma família que surgiu do nada e fez de seu nome um ícone de riqueza, influência, amor e expertise a tudo que se dedicam. Nome esse que ao contrário do que a maioria pensa não se pronuncia "Rothschaaiiiilllld" e sim "Rothschild" já que vem do alemão e significa "escudo vermelho". É certo que o grande negócio dessa família nunca foi vinho, mas sim os bancos, transações e negociações... sempre com muita influência pelo mundo.
Mas os Rothschild também desenvolveram ao longo dos anos além do grande tino comercial... um extremo bom gosto pelas artes e pelo vinho.
Ao longo dos anos os Rothschild se dividem em dois ramos familiares principais: Francês e Inglês. Esses dois ramos se interessaram pela produção de vinhos o primeiro ficou com o Château Lafite - Premier Grand Cru de Bordeaux, com Edmond no leme e um verdadeiro midas no mundo dos negócios, logo Edmond viu que seria possível ganhar dinheiro com vinho e investiu no novo Chateau Clarke que produziria um vinho honesto para a classe média e dispensaria considerável atenção ao marketing. Quase de imediato conquistou o grosso de suas vendas no exterior, mais tarde atravessou o atlântico e juntou-se a Robert Mondavi casando "técnicas clássicas de Bordeaux com a alta tecnologia da Califórina", desse casamento surgiu o também famoso "Opus One".
O ramo inglês comandado por Nathaniel tem o bom senso de comprar o Château Mouton, que inicialmente pertencia a categoria de Second Cru, mas posteriormente tornou-se um Premier Grand Cru... não se sabe se por influências políticas, mas de qualquer modo é um vinho magnífico. Nathaniel também criou um vinho honesto e acessível o Mouton~Cadet.

Esse é uma breve introdução do que se pode tirar desse livro magnífico "A Dinastia Rothschild", que conta a magnífica história da família ao longo de dois séculos.

Uma grande dica para quem gosta de história e vinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário